PF ENCONTRA DINHEIRO ESCONDIDO EM SAPATO NA CASA DE VEREADOR DURANTE NOVA FASE DA OPERAÇÃO OVERCLEAN

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (17), a quinta fase da Operação Overclean, que investiga fraudes em licitações envolvendo recursos públicos federais. Um dos alvos da ação foi o vereador de Campo Formoso, Francisco Nascimento — conhecido como Francisquinho — primo do deputado federal Elmar Nascimento (União-BA).
Durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão na residência de Francisco, agentes da PF encontraram maços de dinheiro escondidos dentro de um sapato. Esta não é a primeira vez que o vereador chama atenção durante a operação: em uma fase anterior, realizada no ano passado, ele arremessou uma sacola com R$ 220 mil em espécie pela janela momentos antes de ser preso.
Francisquinho é suspeito de envolvimento em um esquema de direcionamento de licitações em Campo Formoso, município onde atuou como secretário-executivo até o final de 2023. De acordo com a PF, ele teria atuado em conluio com representantes da empresa Allpha Pavimentações, dos irmãos Fábio e Alex Parente, para favorecer a empresa em contratos com a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), vinculada ao governo federal.
Mensagens interceptadas com autorização judicial mostram conversas entre Francisco e Alex Parente tratando do suposto esquema. Em uma das trocas, o vereador afirma: “Eu tirei uma [proposta de concorrentes] e o pregoeiro outra”. O pregoeiro citado, Márcio Freitas dos Santos, também é alvo de mandado de busca e apreensão nesta etapa da operação.
Segundo dados da investigação, a Allpha Pavimentações recebeu R$ 56,9 milhões da Prefeitura de Campo Formoso em 2023, por meio de emendas parlamentares destinadas pelo deputado Elmar Nascimento.
A Polícia Federal continua apurando a participação de outros envolvidos e o destino dos recursos públicos supostamente desviados.