SANTA LUZIA: INTERVENÇÃO POLICIAL RESULTA EM MORTES E APREENSÕES DE ARMAS E DROGAS
Uma operação policial realizada no município de Santa Luzia, na Bahia, resultou na apreensão de armas, drogas e na morte de dois suspeitos após confrontos com as forças de segurança. A intervenção ocorreu na manhã do dia 30 de outubro de 2024, por volta das 6h, nos bairros Alto do Babilônia e Quezinho. Em cumprimento à Operação Intensificação, as equipes do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) de Santa Luzia e Mascote atuaram com o objetivo de coibir Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) na região.
De acordo com a Polícia Militar, os agentes receberam informações de que indivíduos armados estavam em uma área de mata no Bairro Babilônia. Ao se deslocarem para o local, os policiais foram surpreendidos por disparos de arma de fogo, resultando em confronto. Um dos suspeitos, identificado como Kauã Pablo Sampaio Araújo, natural de Santa Luzia, foi alvejado e socorrido pela equipe ao ser encontrado com uma arma em mãos. Posteriormente, as guarnições receberam novas informações indicando que outros suspeitos armados estariam escondidos em uma área de mata no Bairro do Quezinho, atrás de algumas residências. Durante nova abordagem, os policiais enfrentaram disparos novamente, resultando em um segundo confronto e a morte de um indivíduo identificado como “João”.
A operação, que gerou apreensão entre os moradores, levou algumas escolas a suspenderem as aulas, e a população relatou medo com a movimentação intensa de viaturas e com o som dos tiros. Na ação, a polícia apreendeu uma submetralhadora calibre .380, um revólver calibre .38, além de munições, incluindo 12 cartuchos de pistola calibre .40, quatro cartuchos calibre .380, seis estojos calibre .380 e seis estojos calibre .38. Também foram encontrados 594 pedras de substância análoga ao crack, 110 buchas e 110g de substância análoga à maconha, cinco gramas de substância análoga à cocaína, um celular Xiaomi, um rádio portátil com carregador, duas balaclavas e uma quantia em dinheiro de R$ 375,10. Os resistentes foram encaminhados ao Pronto Atendimento de Santa Luzia, onde foram atendidos pelo médico plantonista, porém não resistiram aos ferimentos.
As ações de combate ao crime em Santa Luzia são parte de uma estratégia de segurança pública, visando reduzir a criminalidade e intensificar o patrulhamento em áreas de risco.