JUSTIÇA CONDENA POLICIAL MILITAR A 15 ANOS POR HOMICÍDIO DE JOVEM EM CAMACAN

O policial militar Reinaldo Elias Santos Aragão foi condenado a 15 anos de prisão pela morte de Carlos Henrique José dos Santos, de 20 anos, ocorrida em junho de 2023, na cidade de Camacan, no sul da Bahia. O julgamento aconteceu na quarta-feira (22), em Canavieiras, e se estendeu por cerca de 11 horas.
De acordo com o Ministério Público da Bahia (MP-BA), Carlos Henrique foi atingido por disparos de arma de fogo após ser abordado por três policiais militares enquanto caminhava em direção à casa da namorada. Após ser baleado, ele foi colocado em uma viatura e levado ao Hospital Fundação Hospitalar, onde teve o óbito confirmado.
Na época, a Polícia Militar de Camacan informou que houve resistência armada e que uma arma de fogo foi apreendida. Entretanto, familiares contestam a versão. “Meu filho não estava armado. Ele era trabalhador e não tinha envolvimento com crime”, afirmou Glecia José dos Santos, mãe da vítima.
As investigações apontaram que o jovem foi executado, levando à prisão dos três policiais envolvidos, durante a Operação Sem Retorno, deflagrada meses após o crime. Apenas Reinaldo Elias permaneceu detido e foi levado a júri, enquanto os outros dois militares tornaram-se testemunhas de acusação.
A pena deverá ser cumprida em regime inicialmente fechado. A defesa do policial poderá recorrer da decisão.