OBSERVATÓRIO POLÍTICO: ACOMPANHEM O RESUMO DA SESSÃO LEGISLATIVA DE SANTA LUZIA #3

 OBSERVATÓRIO POLÍTICO: ACOMPANHEM O RESUMO DA SESSÃO LEGISLATIVA DE SANTA LUZIA #3

Na última segunda-feira (12), o blog O VERDADEIRO, esteve na câmara municipal de vereadores de Santa Luzia, para acompanhar a sessão legislativa que acontece toda semana.

O intuito de acompanhar essas sessões é poder deixar o leitor e eleitor de Santa Luzia, cada vez mais informado sobre quem escolhemos para fiscalizar nossos direitos.

Antes de mostrar o resumo, vamos deixar aqui, as funções do vereador:

Ao vereador cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo – no caso, o prefeito. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município.

RESUMO

Estiveram presentes na sessão, o presidente da câmara, Joel de Bituri e os vereadores Claúdio do banco, Zezinho de Cleó, Piu, Pivô, Tarcísio do Lago e Conguinha.

ABAIXO VAMOS ESPECIFICAR A ATUAÇÃO DE CADA UM NA ÚLTIMA SESSÃO:

CLÁUDIO DO BANCO:

O vereador parabenizou as indicações dos colegas vereadores (estarão distribuídas em cada tópico), falou sobre a revitalização da estrada BA- 672, que liga Santa Luzia a Una e pontuou a importância da manutenção para o escoamento de produção daquela região.

O vereador disse que em visita ao bairro São Jorge e no bairro de Quezinho, pôde perceber o acumulo de água em períodos chuvosos e disse que é constantemente cobrado pelos moradores sobre as providências a serem tomadas para melhorar essa situação.

Parabenizou Joemerson Crispim, pelo trabalho voluntário que está desenvolvendo com o CRAS, tanto na sede quanto no assentamento Terra de Santa Cruz, e falou da importância do esporte para as crianças.

PIVÔ:

O vereador Pivô começou falando sobre o bairro São Pedro e a necessidade de que se faça a rede de esgoto no local. Contou sobre uma moradora que teve que fechar a porta do fundo da sua casa e abrir uma porta ao lado, por conta do mau cheiro vindo de uma valeta onde passam fezes ao ar livre.

Criar um bairro é muito fácil, difícil é colocar saneamento nele

Pivô

Pivô pediu que todos os vereadores juntassem para aprovar uma lei onde torna obrigatório o saneamento antes de criar um novo bairro.

Falou sobre uma indicação de 31/10/2022, sobre a reforma da escola no distrito do Salobro, que ainda não foi feita.

Indicação: que se preceda em regime de urgência a construção de toda rede de esgoto do bairro São Pedro.

TARCÍSIO DO LAGO:

Tarcísio começou reivindicando uma indicação que fez a câmara, sobre a manutenção da estrada de “seu Herminegídio”, que se encontra intransitável. Também falou sobre a indicação sobre valetas abertas na Travessa Dr. Aécio de Araújo, onde as pessoas cobram pela manutenção. Contou que em visita ao distrito de Betânia, os moradores reclamaram sobre a cadeira do consultório odontológico, estar quebrada há algum tempo, impossibilitando o atendimento e se comprometeu a cobrar. Relembrou sobre a indicação feita para colocação de quebra-molas na rua Porto Seguro e ainda não foi feito.

Indicação: patrolamento e cascalhamento do ramal Água Fria e Serra da Onça, que liga a fazenda do sr. Herminegídio.

CONGUINHA:

O vereador falou sobre a visita feita na região da Bacural e a dificuldade dos moradores ao acesso à água potável. Por conta da região ser baixa, quando chove, acaba alagando as cisternas e sujando a água. Ele se comprometeu de levar o caso ao executivo e pedir ao prefeito que leve o carro pipa 2 vezes por mês, para atender aquelas pessoas.

Falou sobre a rua Santa Marta, citado anteriormente por Cláudio do Banco, e disse que o problema é crônico, onde a água que vem de Sônia Campos e do ex vereador Farlon. Segundo o vereador, algumas pessoas do bairro disseram que Farlon não deixa fazer as valetas dentro da sua propriedade.

Pontuou sobre o saneamento básico e disse que esse problema vem de outros gestores, já que o município não tem dinheiro para arcar com os custos.

Sobre as indicações de Tarcísio do Lago sobre as estradas, o vereador disse que a secretaria de obras está dando azar por conta das chuvas, mas que assim que melhorar, o pedido será atendido.

O vereador parabenizou da parceria da prefeitura com o CIMA (Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica), pela revitalização da BA- 672 e disse que esse é o pontapé inicial dessa parceria.

Lembrando que na sessão da semana anterior, a parceria do CIMA com o ex gestor, foi criticada por alguns vereadores ao dizer que “na época de Guilherme, era mais fácil, porque quem fazia era o CIMA, a atual gestão faz com recursos próprios”. Mas parece que, na última sessão, esse tipo de parceria deixou de ser um “problema”.

ZEZINHO DE CLEÓ:

O vereador começou falando sobre o CIMA e a BA-672, onde o consórcio é responsável por esses serviços e está em parceria com o município. Disse que as demais estradas estão seguindo um cronograma da secretaria e disse que falou com o secretário de obras sobre o assunto.

Falou sobre o projeto de lei, indicação do vereador, que torna o dia municipal do desbravador da Igreja Adventista do Sétimo Dia, instituído a ser comemorado anualmente, no segundo sábado do mês de setembro.

Pontuou também sobre a indicação do reboco do muro do cemitério da Betânia, que em visita ao distrito e viu sobre a necessidade e foi cobrado sobre o administrador. Na mesma indicação, está o calçamento que liga a rua ao portão do cemitério.

Pediu que a população fosse mais presente as sessões para fiscalizar o trabalho do legislativo.

Indicação: que seja feito o reboco do muro do cemitério da Betânia.
Projeto de lei:

JOEL DE BITURI:

O presidente da câmara parabenizou sobre as indicações desta semana e frisou que as mesmas só poderão ser votadas no semestre seguinte, pois as próximas sessões serão discutidos, exclusivamente, sobre o LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) que é pauta única.

Relatou sobre a indicação do vereador Pivô para saneamento básico do bairro São Pedro, e lembrou que o bairro foi instituído na gestão de Ismar Santana e que a questão foi problema daquele mandato que não teve cronograma, organização e profissionalismo, por isso ainda há essas dificuldades. Disse, ainda na mesma fala, que essa problemática, afeta diretamente na saúde.

Falou sobre a questão do bairro Santa Marta, indicado por Cláudio do Banco e pautado por Conguinha, em que o proprietário Farlon não deixa passar uma (ou mais) valeta por suas terras, mas que se a prefeitura quiser fazer, ela faz. Mas que às vezes a gestão deixa de beneficiar a comunidade para não gerar desconforto com algumas pessoas, por acharem que é perseguição.

Frisou sobre o empenho de Joemerson Crispim em ajudar o esporte, de forma voluntária, sem remuneração, e que o esporte é fundamental para tirar o jovem do caminho do mal.

Afirmou sobre a reivindicação de Tarcísio do lago sobre a estrada da Serra da Onça e disse que já levou ao executivo e ao secretário de infraestrutura e que agora tem que ser feito.

Pontuou sobre a possibilidade de conversar com o presidente do CIMA para melhoria das estradas e disse que se o consórcio não pode, o município pode.

PIU DA OFICINA:

Nesta sessão o vereador não se pronunciou.

Acompanhem os vídeos da sessão no Instagram do blog O VERDADEIRO, CLICANDO AQUI e AQUI!

O Verdadeiro

O Verdadeiro