SANTA LUZIA: PRAÇA ALMIR NONATO; ABANDONO DAS OBRAS CAUSA PREJUÍZOS PARA OS COMERCIANTES  

 SANTA LUZIA: PRAÇA ALMIR NONATO; ABANDONO DAS OBRAS CAUSA PREJUÍZOS PARA OS COMERCIANTES  

Localizada no centro de Santa Luzia, a praça Almir Nonato é o local de principal referência na cidade. Porém, a praça foi demolida visando a reforma e requalificação desde junho de 2022 e até a presente data está por isso mesmo, ou seja, em ruínas. Houve demolição, mas sem continuidade. O local se encontra isolado por tapumes e materiais expostos.

A empresa F P Souza Construções Eireli, com sede em Eunápolis, foi a contratada para execução da obra, no valor de R$ 581.156,89. Sendo essa mesma empresa responsável por executar a reforma do Estádio de Futebol e do Mercado Municipal de Santa Luzia.

Segundo o contrato número 105/2022, consultado no site da Prefeitura Municipal de Santa Luzia, a obra deveria ser concluída até 31/12/2022, e como relatado, não foi concretizada. Veja no final da matéria os contratos em anexo.

O Blog O VERDADEIRO também consultou o Portal da Transparência do município, mas o mesmo não está munido de todas as informações de despesas do ano de 2022, sendo essa ausência de informação um ato de infração, pois conforme a Lei da Transparência (LC 131/2009) o portal deve divulgar as despesas em tempo real no prazo máximo de 24 horas. Dessa forma não conseguimos informar se houve pagamento de recursos da Prefeitura para a empresa contratada.

A população e principalmente os comerciantes em torno da praça estão se queixando da situação de abandono dessa obra, onde o acesso a seus estabelecimentos estão obstruídos gerando enormes prejuízos.

O comerciante James Almeida, proprietário do bar James Drink’s disse que: “Veja, eu gosto de ser verdadeiro nas críticas. Sei que o Gestor, inicialmente firmou convênio com o órgão Estadual CONDER, que já tem recebido críticas de vários Prefeitos devido à morosidade de liberação de recursos. E por se tratar de ano eleitoral complica ainda mais. Na realidade cabe ao Gestor Municipal levar até a população uma explicação do que está ocorrendo. Nós comerciantes do entorno da obra estamos tendo dificuldades. Tem aparecido insetos, principalmente pernilongos e outros, em função das poças de água. Mas vale lembrar que a insatisfação é meramente por falta de comunicação. Verbas de convênio se não correr atrás para liberar o atraso da obra é inevitável. Por outro lado, entendo que toda obra traz transtornos e sempre é algo que virá para melhor. Acredito que logo teremos uma praça de cara nova.”

Já o comerciante Filipe Reis (Dante), proprietário do bar e distribuidora Império das Águas, disse que: “A questão da paralisação da obra, tem afetado no baixo movimento. Acredito que se a praça estivesse pronta, estaria com um movimento do triplo que já temos hoje em dia. A expectativa para essa finalização é que seja o mais breve possível, porque já são 6 meses pagando aluguel e muito das vezes tirando dinheiro de outras fontes para cobrir.”

Além de atrapalhar o comércio em torno da praça, a obra inacabada também traz transtornos para quem mora no local e para quem tinha o espaço como ponto de recreação e encontro, já que a cidade não oferece outras opções.

A redação do Blog O VERDADEIRO tentou contato com Rogério Santos Pereira, conhecido como Rogério Japonês, atual Secretário Municipal de obra, infraestrutura e serviços urbanos, para que ele explicasse à sociedade sobre esse fato, porém o mesmo não retornou nosso contato.

Desde já esse Blog de notícias abre espaço para que a Prefeitura Municipal esclareça a situação para a sociedade santa-luziense.

O Verdadeiro

O Verdadeiro